segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

GRITO DE ALERTA NO TRÂNSITO!! Acidente entre dois ônibus deixa três pessoas feridas no DF.

06/02/2012 18h39 - Atualizado em 06/02/2012 18h39

Elas foram levadas para hospital com escoriações leves, segundo BPtran.
Há três dias, uma batida entre dois coletivos na EPTG deixou 40 feridos.

Do G1 DF
Comente agora
Acidente entre dois ônibus e caminhão na via W3 Norte (Foto: Raquel Morais/G1)
 
Ônibus envolvidos em acidente rodavam desde 2009
e 2000, respectivamente, segundo BPTran
(Foto: Raquel Morais/G1)
Três passageiros ficaram feridos depois de dois ônibus se envolveram em um acidente na via W3 Norte, no Distrito Federal, por volta das 17h desta segunda-feira (6). A colisão ocorreu três dias após uma batida entre dois coletivos na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) deixar pelo menos 40 feridos.
Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito, as três pessoas sofreram escoriações leves e foram transportados para o Hospital de Base. Uma delas teve que ser socorrida de maca pela janela de um dos veículos.
Os ônibus rodavam desde 2000 e 2009, informaram os agentes. Duas faixas tiveram que ser fechadas para o socorro das vítimas e a realização da perícia. O trânsito ficou congestionado no sentido norte da via.
De acordo com o batalhão, um dos motoristas disse que foi atingido após parar porque o semáforo havia ficado vermelho. O outro condutor alegou não ter conseguido frear após ser cortado por um automóvel e afirmou que o semáforo estava amarelo. O motorista do carro negou ter envolvimento no acidente.
Na última sexta-feira, o Transporte Urbano do DF (DFTrans) afirmou que quase metade da frota do transporte público no DF não deveria mais estar circulando. Segundo a autarquia, dos 3.953 ônibus e micro-ônibus da frota atual, cerca de 2 mil estão em circulação há mais tempo que o permitido pela lei que regula o serviço na capital federal, que é de sete anos. Outros 120 coletivos em operação desde 2005 terão de deixar as ruas até o final do ano.
Após o acidente entre dois ônibus na EPTG que deixou pelo menos 40 feridos, o secretário de Transporte José Walter Vazquez Filho admitiu que a atual frota não está em condições adequadas de circulação.
Questionado sobre a possibilidade de ônibus antigos causarem acidentes, respondeu: “Não só acredito nisso, uma frota dessa coloca em risco a população”, afirmou.
Um dos veículos envolvidos na colisão da última sexta está nas ruas desde 1997; o outro, desde 1998. Apesar disso, não é possível apontar a idade dos veículos como a causa do acidente, segundo a Polícia Militar. Uma análise preliminar de peritos mostrou que os ônibus estavam com manutenção adequada e seguiam na velocidade máxima da via.
O secretário afirmou que uma licitação para trocar 75% da frota do DF está sendo preparada. O edital deve ser aberto no dia 10 de março e as propostas, recebidas até o dia 10 de abril. Vazquez afirmou que os novos ônibus estarão nas ruas até o final de 2012.
“Do jeito que está é um risco para a população. Por isso optamos não só por fazer remendo, mas por licitar tudo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário