Publicação: Sexta-feira, 10/02/2012 às 07:10:33 Atualização: 09/02/2012 às 23:49:09
Veículos a diesel serão os primeiros a serem vistoriados no DF
Compartilhar:
Leandro Cipriano
leandro.cipriano@jornaldebrasilia.com.br
leandro.cipriano@jornaldebrasilia.com.br
Promessa de vários anos, o projeto para vistoria que deve retirar os veículos poluidores e sem manutenção das pistas do Distrito Federal começa a dar os primeiros passos. A expectativa da Secretaria do Meio Ambiente (Semarh) é organizar todo o operacional com o Departamento de Trânsito (Detran-DF) até abril, colocando em prática a inspeção veicular ao longo deste ano. O primeiro curso da ação será contra os veículos movidos a diesel, a maioria ônibus e caminhão, que representam 8% da frota e são responsáveis pelos maiores danos ao meio ambiente e à saúde. A expectativa é que, até 2013, toda a frota comece a ser inspecionada.
A medida faz parte das ações da Semarh para diminuir os níveis de poluição veicular no DF. Dados da pasta revelam que Brasília foi considerada entre as capitais a mais poluídas do País, entre julho e novembro de 2008. Até 2011, os índices teriam aumentado em mais de 20%, grande parte devido às queimadas e o aumento na frota de veículos, que subiu para mais de 1,3 milhão segundo o Detran-DF. Com a inspeção veicular, a previsão da secretaria é reduzir em mais de 20% as emissões poluentes, apenas no primeiro ano em que for implementada.
Para o doutor em Meio Ambiente da Universidade Católica de Brasília (UCB) Genebaldo Freire, a medida é válida. “Os principais poluidores do DF são os veículos, seguidos das queimadas e da poeira. Considerando que a frota rode 50 quilômetros por dia, e que cada carro dissipe na atmosfera, em média, 150 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado, significa uma quantidade de gás carbônico na atmosfera muito acima do que a área verde do DF pode neutralizar”, informou Freire.
De acordo com o subsecretário do Meio Ambiente, Luís Maranhão, o plano para implementar a inspeção ainda está sendo estudado em conjunto com o Detran-DF e o Insituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram). “O nosso Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) está pronto. A implementação, estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é 14 de abril. Só precisamos de uma definição da operacionalidade, que faremos com o Detran”. Ainda não está definido se será o Detran ou outro órgão a fiscalizar os veículos. “Para não causar transtorno à população, preferimos começar a inspeção apenas dos veículos a diesel, que impactam mais”, argumentou Maranhão.
Leia mais na edição impressa desta sexta-feira (10) do Jornal de Brasília.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário