sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rodoviários fecham via do DF em ato contra atraso nos salários

Grupo diz que só libera a pista após a chegada de representante da ANTT.
2º bloqueio, montado por policiais, também prejudicou trânsito na Epia Sul.


Rodoviários da Viação Anapolina, que atende moradores do Entorno do Distrito Federal, fecharam duas das três faixas da Epia Sul no início da manhã desta sexta-feira (11) para pedir melhorias nas condições de trabalho, incluindo o pagamento dos salários, que estariam atrasados há dois meses. O bloqueio foi montado na altura do Núcleo Bandeirante, no sentido Plano Piloto, e causou congestionamento de dez quilômetros na pista.
O grupo afirma que só vai liberar a via com a chegada de algum representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Por volta de 7h, havia cerca de 30 profissionais no local, entre motoristas e cobradores.
A Epia Sul liga o DF a cidades de Goiás, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia foi fechada três vezes no último mês por moradores, que reclamavam das condições do transporte público na região.
Na última sexta, a ANTT divulgou o edital de licitação para renovar por completo a frota de ônibus que faz o transporte de todo o Entorno. O edital prevê a contratação de uma frota de 1.405 veículos até o fim de abril de 2015.
Ao todo, 11 municípios do estado de Goiás serão interligados às diferentes regiões do DF. Para a disputa, o mercado foi dividido em quatro lotes, que atenderão aos municípios por meio de 551 linhas de transporte.
Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 19 de agosto deste ano. A assinatura dos contratos com as empresas vencedoras será em dezembro.
Até lá, as vencedoras do chamamento público que reforçou em 210 veículos as linhas de ônibus na parte sul do Entorno do Distrito Federal irão operar na Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Luziânia.
A situação tem causado problemas para os moradores do Entorno. Em entrevista à reportagem da TV Globo na volta para casa nesta quinta, a técnica em enfermagem Fátima Bonfim diz que dormiu três noites no trabalho. "Tive que voltar para o trabalho e dormir lá. porque não tinha como ir embora. E todo dia é isso daqui, todo dia, de segunda a sábado."
Trânsito
Poucos metros depois, a polícia montou um bloqueio na mesma região para a passagem de um comboio do Exército. A ação piorou o engarrafamento na região.
Fonte:G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário